• JR

Pisca LED com PIC16F628

Atualizado: Jan 29


Neste Post vamos desenvolver uma montagem para testar iniciar seu primeiro programa com o PIC16F628. Vamos usar o PIC16F628 para acender tres LEDS, como sinais de controle de saída e 2 chaves ON/OF simulando o sinal de entrada de dois sensores Normalmente aberto NA, ou Normalmente fechado NF. estes sensores podem representar o sina de nível de liquido baixo ou nível de líquido máximo. Uma maneira facil de começar no maravilhoso mundo dos microcontroladores é usar para montagem uma placa de prototipagem chamada de placa ProtoBoard, que podem ser encontradas em lojas de materiais eletrônicos ou aqui neste site na parte LOJA.


Material necessário para Montagem


1 microcontrolador PIC16F638

10 resistores 10K

10 resistores 560R

1 capacitor 2uF

Circuito Integrado regulador de tensão 7805

2 chave TIc - TAC, ou de fim de curso

1 Bateria de 9V

1 circuito integrado regulador de Voltagem d 7805


Ferramentas de montagem:

1 Alicate de corte

1 Alicate de bico

um segmento de placa Proat Board

Placa PCI multifuros de prototipagem

Ferro de solda 30W

Solda estanho



Layout


é necessário ter em seu computador o ambiente de programação de microcontroladores da Microchip, tal como o MPLB X e o Compilador CCS e um gravador de PIC ou PIcKit2.


Existe várias versões para a plataforma IDE MPLAB, onde pode ser escritos os programas para o microcontrolador PIC e gravação dos mesmos in circuit.


Este programa pode ser dowlnload no site oficial da microchip www.microchip.com ou no site www.jrdptec.com.br/programas


Abaixo temos a tela do compilador C, que pode ser usado em ambiente CCS, ou dentro da IDE do MPLAB X.




Este programa pode ser download no site em ambientes www.jrdptec.com.br/programas ou no site oficial da http://www.ccsinfo.com


Passo da programação do pisca LED com PIC16F628


Instalar o MPLAB X IDE, Instalar o Compilador CCS. Observe o programa abaixo, que dever ser escrito no ambiente da plataforma IDE e compilado com o compilador CCS. Abaixo temos um video passo a passo para criação d programa em ambiente da plataforma MPLAB X. Um dos pontos mais importante é a escolha do compilador a ser usado, existe várias outras versões de compiladores, mas neste caso estamos o compilador CCS que é um dos melhores para aplicação com PIC



Apos gravado e compilado o programa piscaLED, é necessário a gravação in circuito conform video abaixo







0 visualização

©jrdp