top of page
  • Foto do escritorJR

Como Criar uma sala Google classroom ou Google sala de aula

Atualizado: 9 de mai. de 2020

Basicamente, é necessário que você crie ou faça o cadastro de uma nova conta gmail.com, personalizada, com seu username. Defina bem o seu perfil username porque este irá te acompanhar até o seu canal Youtube. Esta nova conta será o seu perfil no canal Youtube. Assista nossos vídeos, nos próximos post e você saberá como. Se Gostar compartilhe no seu facebook ou de um like. Acesse www.gmail.com (para criar uma conta novo usuário). É bem provável que você já tenha uma conta Gmail.com para receber seus e-mails. Sim você pode usar esta conta ou criar outra nova. No entanto, para nosso objetivo de Criar uma sala de aula, e um canal, com seu próprio perfil, é preferível que você cadastre uma nova conta Gmail, pois o seu canal será personalizado com esta nova conta pessoal (tipo username@gmail.com). Após abrir sua conta você só precisa fazer o Login com seu Username, digitar senha e clicar no lado direito, canto superior, e buscar as ferramentas da sua conta Google, que já estarão lá grátis, para você. Nos próximos post e videos estaremos falando de cada uma destas novas ferramentas, suas aplicações e uso. Clique no ícone sala de Aula, leia o termo e aceite, OK. Personalize sua sala, Prof XX e depois coloque a sua turma e as atividades no Mural para os seus alunos.


Entrando no Google sala de aula a partir da sua conta gmail.com padrão básico, você vai encontrar seu Google sala de aula, clicando no ícone objeto quadrado, no canto superior direito, ao lado do ícone da sua conta Gmail.




O Google sala de aula te proporciona um ambiente Virtual, reflexo de uma salada de Aula, tendo com um mural (lousa), com as atividades para os alunos desempenharem, e pessoas, que são os alunos que você irá inscrever na sua sala. Também tem o Caderno ou diário de notas, pontuação das atividades passadas, frequência, e Nota final, tudo muito bem organizado pelo Google sala de aula.



A conta Gsuite é a que tem mais recursos, porém é corporativa para uma empresa, embora a conta pessoal Gmail, você tem bastante recurso e um Google drive de 15Gb.

Dependendo do seu ambiente de aprendizagem, faça login no Google Sala de Aula com um dos seguintes tipos de conta de usuário:

  • Conta escolar: também chamada de conta do G Suite for Education, é criada por uma escola credenciada. O formato é voce@suaescola.edu. Se você não sabe os detalhes da sua conta do G Suite for Education, pergunte ao professor ou ao administrador de TI da escola.

  • Conta do Google pessoal: é criada por você ou pelos seus pais ou responsáveis. Geralmente uma Conta do Google pessoal é usada fora da escola, como na educação domiciliar. O formato é voce@exemplo.com

  • Conta do G Suite: é criada pelo administrador da sua organização. O formato é voce@suaempresa.com.


Observação: os pais e responsáveis não podem acessar o Google Sala de Aula nem as atividades dos filhos devido à legislação sobre privacidade. Os responsáveis podem receber resumos por e-mail se o professor do aluno permitir. Veja mais informações em Sobre os resumos por e-mail para os responsáveis.


Você precisa de uma conexão ativa com a Internet para fazer login.

Computador AndroidiPhone e iPad


Fazer login pela primeira vez


  1. Em classroom.google.com, clique em Acesse o Google Sala de Aula.

  2. Digite seu nome de usuário e clique em Próxima.

  3. Digite sua senha e clique em Próxima.

  4. Se houver uma mensagem de boas-vindas, leia e clique em Aceitar.

  5. Se você estiver usando uma conta do G Suite for Education, clique em Sou aluno ou Sou professor. Observação: os usuários com Contas do Google pessoais não veem essa opção.

  6. Clique em Primeiros passos.


Agora é só se divertir. Para aprender mais sobre Google sala de aula, acesse nosso conteúdo em vídeo,mostrando o passo a passo, nos próximo post, deste Blog. Se este post foi útil pra você e tenha gostado, você pode compartilhar este post no seu Facebook, instagram, WhatsApp e não se esqueça de dar aquele like.

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
DOWNLOAD
Obtenha os 9 passos no seu celular agora
bottom of page